quarta-feira, 10 de agosto de 2011

GALVÃO NÃO É MAIS UM NARRADOR ESPORTIVO



Galvão não é um narrador esportivo. Galvão é um “animador esportivo”. Como assim?

A narração de partidas esportivas têm suas bases no rádio. Imagine descrever em tempo real para o ouvinte, que não está vendo nada, as equipes, os dribles e os passes emocionantes de um jogo de futebol que podia muitas vezes acabar em zero a zero!
Com o surgimento da tv, a vasta maioria dos profissionais veio do rádio mas, acabaram abandonando a emoção. Talvez achando que a empolgação do rádio não cabia neste veículo com imagens, foi adotado por muito tempo um estilo muitas vezes burocrático de narrar as partidas.
Alguns narradores chegaram a simplesmente descrever a trajetória da bola. Para fazer face às poucas manifestações de revolta ou emoção , foi criada a figura subordinada do comentarista esportivo que espremido entre um lance e outro tentava sintetizar ao máximo seu comentário.
No entanto, eis que surge Galvão Bueno rompendo com essa linha tênue entre narrador e comentarista. Entendendo ainda que a imagem não substitui a emoção, tornou-se com o aval do público e para irritação dos críticos, um animador de auditórios na forma de um narrador esportivo. Isso fica evidente em jogos decisivos onde observamos que o Galvão não faz narração...ele faz é uma dissertação. Ele fala do que a imagem não mostra, ou seja da emoção dos jogadores, dos resultados anteriores, daquele torcedor que levou uma faixa para aparecer na televisão.
Em oratória, essa habilidade do Galvão é chamada de fluência. O tempo flui e parece que cada a partida é única.
E os comentaristas, o que sobra para eles? É interessante, que com o Galvão eles ficam ainda mais à vontade. Não há a preocupação de interomper a locução da partida e esperar a hora para dar um pitaco. Há sim, na realidade uma “troca de figurinhas”, um “tricotar”, inclusive sem a hierarquização tão comum nas equipes esportivas.
Ele é muito criticado. Muitos acham absurdo seu estilo. Mas temos no nosso subconsciente coletivo muitas lembranças de partidas que só ficaram marcadas porque foram animadas por este artista esportivo.

Filma eu Galvão!

0 comentários:

Postar um comentário